Início > Artigos > Você tem cabeça de filho ou de servo?

Você tem cabeça de filho ou de servo?

chefe-engolir-sapos-submisso-empregado-patrao-chicote-mandar-1337357744793_956x500

Quando lemos a passagem do filho pródigo (Lucas 15.11-32) sempre olhamos sob poucos lados. De um lado, o filho rebelde que abandona a casa do pai para viver uma vida de “diversão sem fim” e a do filho mais velho, que obedece, mas que não entende a bondade do pai.

O filho mais novo exige a herança do pai ainda em vida, o que mesmo não parecendo, mas de fato o filho mais novo desejava a morte do pai para obter sua herança. Sabemos que herança só é recebida após a morte dos pais. Pela lei brasileira, o pai quando morre deixa 50% para a viúva e 50% para ser dividida entre os filhos. Claro que nenhum filho deseja a morte dos pais (isso não se aplica a psicopatas, claro), mas às vezes nossa lógica nos traem.

Enquanto o filho mais novo chega à casa do pai arrependido querendo ser servo e é recebido como filho pelo pai que logo mata um animal para festejar, o filho mais velho que sempre trabalhou com o pai também reclama que nunca matou um animal para festejar com os amigos. E o pai logo repreende o filho mais velho por que ele poderia ter feito isso se o filho mais velho pedisse.

Quando trabalhamos em uma empresa somos servos (ainda que livres) do nosso patrão, devemos trabalhar e cumprir nossas obrigações e as ordens de acordo com normas, regimentos, convenções e leis. Dificilmente teremos regalias como chegar na hora que quiser, ou férias de 60 dias, um salário acima dos outros, trabalhar menos horas que os outros, ou faltar por questões pessoais (não médicas) sem que isso seja descontado. Isso geralmente é uma regalia que é dada ao filho do dono da empresa (filho e servo), não para os empregados (servos). Assim também é como devemos ser diante de Deus nosso Pai, nós servimos a Deus com toda nossa força e com todo nosso amor, mas sabemos que podemos pedir ao Pai e segundo a vontade Dele e ele nos dará.

Muitas vezes somos como o filho mais novo que se arrepende e por ser mais intimo e conhecer o coração do Pai volta, mas muitas vezes somos como o filho mais velho que não conhece o coração do Pai e imagina que Ele não vai nos perdoar ou irá nos acusar e castigar para que paguemos aquilo que é devido. Jesus já pagou toda nossa conta, a única coisa que precisamos e voltar para os braços do Pai e/ou procurar conhecer mais o nosso Pai, orando, lendo a Palavra e obedecendo.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 06/07/2014 às 12:28

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: