Início > Artigos > Profissional ou Amador? Afundar o Titanic ou Boiar a Arca?

Profissional ou Amador? Afundar o Titanic ou Boiar a Arca?

Titanic_sinking

Sempre vejo nas redes sociais essas frases de autores desconhecidos ou supostamente de Luís Fernando Veríssimo:

Se algum dia alguém te disser que o teu trabalho não é de um profissional, lembre-se: “Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic!”

Ou

Nunca tenha medo de tentar algo novo, lembre-se: “Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic!”

São frases muito bonitas, mas precisamos pensar um pouco. O que uma coisa tem a ver com a outra? Será que você quer justificar a sua falta de qualificação profissional ou conhecimento? Se sua resposta for sim, você tem um problema, mas que não é difícil de resolver.

Empreendedores sempre existiram, e agora muito se fala em StartUp onde você pode a parir de uma ideia, desenvolver um negócio de sucesso, mas para isso você precisa entrar num grupo como esse para aprender e ensinar, além de buscar apoio e parceria. Ou seja, você precisa estudar e se capacitar. Lembre-se o Facebook já foi uma StartUp .

Claro que amadores com grandes capacidades podem e desenvolvem projetos que as vezes especialistas não conseguem. Um caso é o peão da fazenda que sabe quando é hora de plantar e o agrônomo não escuta e perde toda a lavoura e isso aconteceu de verdade.

Claro que também tem o caso do empresário entrega um sistema da empresa pro sobrinho especialista em Facebook fazer ao invés de contratar uma empresa especializada e que acaba por gastar tempo e dinheiro.

Os caras que construíram e operaram o Titanic realmente eram profissionais, mas arrogância falta de treinamento, mal tempo, administração de riscos, entre outros problemas mataram muita gente. Foi uma seqüência de erros.

Já Noé, era diferente, ele montou uma StartUp, Deus foi o seu financiador, seu conselheiro e o responsável técnico. Ele tentou convencer as pessoas que o negócio dele ia dar certo e que eles também poderiam participar, mas todos acharam a ideia muito louca e não entraram nesse barco. Então virou uma StartUp familiar.

Deus abençoa quem trabalha, é uma benção automática e o cristão se quiser prosperar não precisa levantar as mãos pro céu esperando o pão cair e pedir o Bolsa Família Divina, ficar de culto em culto de prosperidade esperando o milagre. Abraão foi muito prospero e abençoado, mas trabalhou muito. Jacó trabalhou tanto que trabalhou 14 anos pro seu sogro 7 pra casar Raquel e mais 7 para se casar com Lia. Deus quer te abençoar, você precisa se aproximar Dele e trabalhar e ele vai te prosperar, mas isso não quer dizer que ele vai ter fazer rico ou te dar tudo o que você acha que precisa.

Anúncios
Categorias:Artigos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: